top of page

A magia do PODER!

  • Aurélio Júnior
  • 3 de jul. de 2016
  • 2 min de leitura

O PODER é misterioso, pois é desejado e perseguido por muitos. Muitas pessoas tem como meta pessoal a busca pelo PODER, utilizando de todas as ferramentas para alcança-Lo. Se for necessário, passam por cima de pessoas, familiares, amigos, colegas trabalho, concepções éticas, morais e religiosas, não medindo esforços para obter esse “bem” tão precioso. Dois personagens da ficção que ilustram bem esse comportamento, um é o Sméagol, do filme Senhor dos Anéis, em sua busca insana pelo anel que ele o chama carinhosamente de “Meu precioso”. O outro é o Pateta motorista, que ao entrar no seu carro para dirigir se transforma em um mostro, um desenho bem antigo da Disney.

Por outro lado, existem pessoas que ganham PODER por mérito, através de muita luta, competência e muitas das vezes não o buscam, mas são agraciados.

O que mais me assusta nas duas situações são os “Poderes Mágicos” que PODER tem! Esses poderes afetam as pessoas em ambos os casos, levando a pessoa detentora do poder a apresentar os seguintes sintomas:

  • Perda da audição: deixam de escutar as pessoas, amigos, colegas de trabalhos, entre outros.

  • Isolamento ou mudança de grupo social: não convivem mais com os antigos colegas, pois agora são seus comandados e eles podem misturar “as coisas”.

  • Aumento expressivo da voz: começam a falar auto ou a gritar para conseguir coloca/impor seu ponto de vista ou opinião.

  • Transformam-se em deuses: seres inalcançáveis, invisíveis, onipresentes e perdem a humanidade.

  • Desaprenderem as seguintes palavras do seu vocabulário: perdoe-me, desculpe-me e eu errei.

Com certeza o PODER modifica as pessoas e muita das vezes para pior. O sinal mais grave dessa transformação, em minha opinião, é a falta de humanidade. O “deus” começa a tratar os demais seres humanos, que antes eram iguais, como seres inferiores, que devem servi-lo para se manter no PODER e cumprir as metas estipuladas pelo “deus mor” que é seu líder/ chefe.

O pior de tudo nessa situação é que ela ainda pode se agravar. Isso ocorre quando as pessoas que detêm o PODER começam a colocar objetos/coisas, material de trabalho, resultados na frente das necessidades e desventuras dos outros. Falam que quando uma pessoa, ou agora colaborador, não consegue cumprir as suas tarefas por motivos de força maior, como uma doença ou qualquer outro impedimento, ele se torna em um transtorno para o líder. Ou quando algum desfortuno acontece com o colaborador, como a perda de um bem, o líder não se preocupa com a pessoa, mas trata de sondar se o bem que a empresa emprestou para o colaborador exercer sua função está preservado.

Realmente o PODER é mágico, mas que não se enganem os detentores dele, pois você está no PODER, você não é PODEROSO. Um dia ele, o PODER, vai embora e as consequências, os estragos que ele deixa, na maioria das vezes, são irreversíveis. É lógico que existe uma minoria que entende muito bem que o PODER é passageiro e o exerce com sabedoria. Por isso amigos, busquem sempre ser minoria, nunca esquecendo quem você é e de onde você veio.


 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page